Bolívia

A Bolívia é uma república democrática, dividida em nove departamentos. Sua geografia varia de picos andinos no oeste a planícies no leste, situadas na bacia Amazônica. É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma pobreza que atinge cerca de sessenta por cento da população. Dentre suas principais atividades econômicas, existe a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

A população boliviana, estimada em 10 000 000 de habitantes, é multiétnica, possuindo ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos. A principal língua falada é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais. O grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.

A cultura da Bolívia tem muitas influências incas e de outros povos índios na religião, música e vestuário, como por exemplo os bem conhecidos chapéus de coco. A festa mais conhecida é o El Carnaval de Oruro, patrimônio cultural da UNESCO. O entretenimento mais comum é o futebol, desporto nacional, que é praticado quase em cada canto de rua. Os jardins zoológicos também são uma atração popular.

Área: 1.098.581 km²

Capital: La Paz (capital administrativa, sede do governo) e Sucre (constitucional, judicial)

População: 10,9 milhões (estimativa 2010)

Moeda: boliviano 

Nome Oficial:  República da Bolívia

Nacionalidade: boliviana

Data Nacional: 6 de agosto  Dia da Independência.

Governo: República Presidencialista

Composição da População: quíchuas 30%, aimarás 25%, eurameríndios 15%, descendentes de europeus ibéricos 15% e outros 15%.

Idioma: espanhol, aimará e quíchua (todos oficiais).

Religião: cristãos 98,9% (católicos 88,3%, protestantes 10,6%) e outras religiões 1,1%

IDH: 0,663 (Pnud 2011) - médio

 

Conheça o País

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?
e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão,

se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz;

dos que trazem alegres novas de boas coisas."

 

Romanos 10:13-15