Como surgiu a SGM - Secretaria Geral de Missões

A Igreja Metodista Wesleyana é fruto de uma das maiores ondas de avivamento experimentadas no Brasil. Já nasceu, portanto, com a vocação missionária em seu DNA, a partir de um grupo de pessoas batizadas pelo Espírito Santo, que se emancipou do metodismo tradicional. O primeiro Secretário Geral de Missões foi o Pr. Jessé Teixeira de Carvalho. Em 1972, foi o Pr. Onaldo Rodrigues Pereira quem assumiu o cargo.
 

No ano de 1967 até o final da década de 80, a Secretaria Geral de Missões – SGM conseguiu expandir seu ministério por quase todo o território nacional: do Rio Grande do Sul ao extremo norte do país já tremulava a bandeira Wesleyana. 

 

Além disso, a Igreja Metodista Wesleyana cruzou fronteiras e implantou as primeiras bases missionárias em Portugal e Uruguai. Na segunda metade da década de 80, houve uma nova investida, desta vez no Paraguai e Argentina. O trabalho realizado em Portugal, sob a liderança do Pr. Sebastião Calegari, progrediu ao ponto de tornar-se uma Região. Por outro lado, no Uruguai, houve um rompimento do vínculo de filiação com a Igreja Metodista Wesleyana no Brasil, por conta de problemas internos ocasionados, em grande parte, pelo acelerado crescimento graças ao qual, já havia alcançado as cidades de Riviera, Taquarembó e a capital do país Montevidéu.
 

Foi fundamental o trabalho dos pastores Sebastião Calegari e Daniel Ferreira Lima, na expansão da Igreja Metodista Wesleyana, além das fronteiras. O desdobramento da administração em Regiões, foi a fórmula encontrada pelo Conselho Geral para melhor administração eclesiástica. 


A partir de 1987, a Secretaria Geral de Missões – SGM, sob a liderança do Rev. Oséas Macedo de Queiroz começou a realização de seminários, conferências e congressos, com o objetivo de abrir a visão da igreja para o mundo a ser evangelizado. 

 

No ano de 1992, o Rev. Roberto Amaral que assumiu a Secretaria Geral de Missões – SGM, expandindo as atividades missionárias por meio do envio do primeiro casal - a família Castelli, para um campo transcultural realizado em parceria com outras agências missionárias, enviados para trabalhar na instalação de um projeto na Índia. A maior parte do tempo da família Castelli na Índia foi na capital do país, Nova Delhi, onde hoje funciona um grande complexo ministerial voltado para recuperação de vidas. Hoje o missionário Lauro Castelli, está na Bélgica, exercendo um importante ministério de apoio às igrejas Metodista Wesleyana, na Europa.
 

Os próximos missionários a serem enviados para o campo, foram César e Virgínia, para Angola - África, mas a iniciativa foi frustrada. Uma série de eventos ocorridos na região obrigou o retorno dos missionários. Posteriormente em parceria com outras agências missionárias, foram enviados os seguintes missionários: Eduardo e Cirnaica (Índios Tuparís – Amazônia), Vilza (norte da África), Miriam Portes (Níger - África), Maria Aparecida e José Antônio (Ásia), Joaldo e Jovelina (Ásia). No mesmo período também foram enviados os missionários: Pr. José Carlos Santos (Paraguai), Marcos Fukuda (Japão) e Maury Célio (Argentina).

 

Devido ao crescimento de missionários no campo, em 2001, foi inaugurada a AGEMIW – Agência Missionária Wesleyana, que ganhou sede própria na mansão adquirida no bairro Quitandinha – Petrópolis/ RJ. Desde sua fundação, a direção da AGEMIW, estava sob a liderança do Pr. Amilton Fernandes Chaves. No ano de 2010, o Pr. Amilton Fernandes Chaves recebeu uma nova função: administrar a Secretaria Geral de Missões, sendo assim, sua função então na AGEMIW, foi entregue ao Pr. Márcio Ferreira da Silva. 

Missão
1/1
Obedecer à grande comissão corroborando com todos que estão ligados ao corpo de Cristo; cônscios da grande tarefa da evangelização mundial, tarefa esta, ainda inacabada. Difundindo a mensagem salvadora de Jesus Cristo, em todos os lugares e a todas as pessoas a partir de onde nos encontramos.
1/1
Visão
Nossa visão é motivar as regiões à tarefa de orar, evangelizar e contribuir para que a mensagem da cruz seja disseminada em todos os cantos e recantos do planeta terra. Buscar a parceria e apoio das demais secretarias para viabilizar a integralidade da missão.
Logotipo
1/1
Você que tem um chamado para ser um semeador na seara do Senhor Jesus, venha fazer parte deste desafio! Necessidades em Moçambique, Espanha e novas frentes na América Latina.